O Governo do Distrito Federal (GDF) rebateu as críticas feitas pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Em nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa-DF), o governo afirmou que o campo foi previamente aprovado pela Fifa e não prejudicou o andamento da vitória do Brasil por 3 a 0, em cima do Japão, no último sábado.
"O gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi previamente analisado, autorizado e aprovado pela FIFA e não comprometeu o bom andamento da partida de abertura da Copa das Confederações", diz a nota
Gramado do Mané Garrincha não agradou a todos (Foto: Richard Souza)
A Secopa-DF também afirmou que, até o momento, não houve nenhuma comunicação por parte da Fifa sobre necessidade de substituição do campo para a Copa de 2014. No entanto, admitiu que uma avaliação ainda será feita pela entidade máxima do futebol ao fim da Copa das Confederações.
Na noite do último domingo, em entrevista ao site oficial da Fifa, Jérôme Valcke disse que estava agradecido por ter apenas um jogo da Copa das Confederações em Brasília, porque a qualidade do gramado do Mané Garrincha precisava ser melhorada.
Com gol de Neymar, Brasil venceu o Japão no estádio Mané Garrincha (Foto: Getty Images)
Atraso na instalação
Licitado ao custo de R$ 5,9 milhões, o gramado do Mané Garrincha foi um dos itens que mais sofreu com os atraso da obra. Segundo a Secopa-DF, as intensas chuvas que caíram na capital federal entre março e abril impediram que o "tapete verde" fosse instalado com antecedência, o que foi apontado pelo governo como o principal motivo para o adiamento da inauguração do estádio de 21 de abril para 18 de maio.
Plantada em Sergipe, a grama só teve ainstalação concluída no fim de abril. Dezoito dias depois, o campo recebeu o seu primeiro jogo: a decisão do campeonato candango (Brasiliense 3 x 0 Brasília). Na ocasião, o gramado suportou a partida, mas esteve longe das condições ideais, e a promessa do governo foi de que a grama estaria em "nível de excelência" para a partida entre Brasil e Japão. No entanto, na véspera da abertura da Copa das Confederações, o campo continuou apresentando alguns problemas, que também foram percebidos durante a partida.
Fonte: globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário